Olá, pessoal! Hoje eu quero falar com vocês sobre os hormônios relacionados à reprodução. Vocês sabem o que são esses hormônios e como eles afetam o nosso corpo e a nossa mente? Vamos descobrir juntos!
Os hormônios relacionados à reprodução são substâncias químicas produzidas por glândulas especiais chamadas de endócrinas, que ficam espalhadas pelo nosso organismo. Essas glândulas liberam os hormônios diretamente na corrente sanguínea, onde eles circulam e atingem diferentes órgãos e tecidos, regulando diversas funções vitais.
Um dos momentos mais marcantes da nossa vida é a puberdade, que é quando o nosso corpo começa a se preparar para a reprodução. A puberdade é desencadeada pela ação dos hormônios sexuais, que são um tipo de hormônio relacionado à reprodução. Esses hormônios são responsáveis por provocar grandes transformações no nosso corpo e na nossa mente, que nos tornam adultos.
Nas meninas, os principais hormônios sexuais são o estrogênio e a progesterona, que são produzidos pelos ovários. Esses hormônios estimulam o desenvolvimento dos seios, das curvas corporais, dos pelos axilares e pubianos, do útero e da vagina. Eles também controlam o ciclo menstrual, que é a preparação do corpo feminino para uma possível gravidez.
Nos meninos, o principal hormônio sexual é a testosterona, que é produzida pelos testículos. Esse hormônio estimula o desenvolvimento da barba, dos pelos axilares e pubianos, da voz grave, da musculatura, do pênis e dos testículos. Ele também controla a produção de espermatozoides, que são as células reprodutoras masculinas.
Gonadotrofinas: FSH e LH
. Essas transformações que iniciam na puberdade são reguladas por dois hormônios importantes, que são o hormônio estimulante do folículo (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), ambos produzidos por uma parte da hipófise chamada de adenoipófise. A hipófise é uma glândula pequenina que fica na base do cérebro e que controla várias funções do organismo.
Esses dois hormônios da hipófise são conhecidos como gonadotrofinas, porque eles ativam as gônadas, que são os órgãos sexuais. Nos meninos, o FSH e o LH fazem com que os testículos produzam a testosterona, que é o hormônio masculino. Nas meninas, o FSH faz com que os ovários produzam hormônios e desenvolvam os folículos ovarianos, que são estruturas onde ficam os óvulos. Já o LH provoca a ovulação, que é quando o folículo se rompe e libera o ovócito. Depois da ovulação, o folículo se transforma em uma estrutura amarela chamada de corpo-amarelo ou corpo-lúteo.
Além das mudanças físicas, os hormônios sexuais também influenciam as mudanças mentais e emocionais que ocorrem na puberdade. Eles afetam o humor, os sentimentos, os interesses e as relações sociais dos adolescentes. Eles também despertam a sexualidade, que é a capacidade de sentir prazer e se relacionar afetivamente com outras pessoas.
Bom é isso até uma próxima, um abraço do prof!
#italoabs @prof.italoabs


Comentários
Postar um comentário