Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre as soluções aquosas. Você sabe o que são e como podemos classificá-las? Vem comigo que eu vou te explicar!
As soluções aquosas são aquelas em que a água é o solvente, ou seja, a substância que dissolve outras substâncias. Por exemplo, quando você coloca açúcar no seu café, você está fazendo uma solução aquosa de açúcar. A água é o solvente e o açúcar é o soluto.
Mas nem todas as soluções aquosas são iguais. Algumas podem ser ácidas, outras podem ser básicas e outras podem ser neutras. Como podemos saber qual é o caso? Para isso, precisamos medir o pH da solução, que é uma escala que vai de 0 a 14 e indica a concentração de íons hidrogênio (H+) na solução.
As soluções ácidas são aquelas que têm um pH menor do que 7. Isso significa que elas têm mais íons H+ do que íons hidroxila (OH-). As soluções ácidas têm um sabor azedo e podem reagir com metais, liberando gás hidrogênio. Alguns exemplos de soluções ácidas são o suco de limão, o vinagre e a Coca-Cola.
As soluções básicas são aquelas que têm um pH maior do que 7. Isso significa que elas têm mais íons OH- do que íons H+. As soluções básicas têm um sabor amargo e podem neutralizar as soluções ácidas, formando sal e água. Alguns exemplos de soluções básicas são o leite de magnésia, o detergente e a água sanitária.
As soluções neutras são aquelas que têm um pH igual a 7. Isso significa que elas têm a mesma quantidade de íons H+ e OH-. As soluções neutras não têm sabor característico e não reagem com outras substâncias. Um exemplo de solução neutra é a água pura.
Agora que você já sabe o que são as soluções aquosas e como podemos classificá-las, que tal fazer alguns experimentos em casa para testar o pH de diferentes substâncias?
Você pode usar um papel indicador, que muda de cor de acordo com o pH, ou até mesmo usar repolho roxo como indicador natural. É só cortar um pedaço de repolho roxo, colocar em uma panela com água e ferver por alguns minutos. Depois, coe o líquido e use-o para pingar nas soluções que você quer testar. O repolho roxo fica vermelho em soluções ácidas, roxo em soluções neutras e verde em soluções básicas.
Espero que você tenha gostado desse post e aprendido um pouco mais sobre química. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário