Pequenas moléculas e a química da vida

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre as pequenas moléculas e a química da vida. Vocês sabem o que são essas moléculas e por que elas são tão importantes para os seres vivos? Vamos descobrir juntos!

As pequenas moléculas são aquelas que têm poucos átomos em sua estrutura, como a água, o oxigênio, o gás carbônico, o metano, o amoníaco, entre outras. Elas são chamadas de moléculas inorgânicas, pois não possuem carbono em sua composição (exceto o gás carbônico e o metano). Essas moléculas participam de vários processos vitais, como a respiração, a fotossíntese, o transporte de substâncias, a regulação do pH, a manutenção da temperatura corporal, etc.

Mas as pequenas moléculas não são as únicas que compõem os seres vivos. Existem também as grandes moléculas, que têm muitos átomos em sua estrutura, como os carboidratos, as proteínas, os lipídios e os ácidos nucleicos. Essas moléculas são chamadas de moléculas orgânicas, pois possuem carbono em sua composição. Elas são formadas pela união de várias pequenas moléculas, chamadas de monômeros. Por exemplo, os carboidratos são formados pela união de várias moléculas de glicose (um monômero), as proteínas são formadas pela união de vários aminoácidos (outro monômero), e assim por diante. Essas grandes moléculas desempenham funções essenciais para os seres vivos, como fornecer energia, construir estruturas celulares, regular reações químicas, armazenar informações genéticas, etc.

Portanto, podemos dizer que as pequenas moléculas e as grandes moléculas são fundamentais para a química da vida, pois elas interagem entre si e com o ambiente para garantir a sobrevivência e a reprodução dos seres vivos. Espero que vocês tenham gostado dessa aula e até a próxima!

Espero que vocês tenham gostado um abraço do prof. Duvidas, criticas ou elogios comentem em baixo

#italoabs @prof.italoabs


Comentários