Os protons e elementos químicos (A classificação de um elemento químico)

Olá, pessoal! Hoje eu vou falar um pouco sobre os elementos químicos e como eles são classificados. Vocês sabiam que cada elemento tem um número único de prótons no seu núcleo? Isso mesmo, o número de prótons é o que define o número atômico de um elemento, e ele nunca muda. 

Por exemplo, o hélio tem um número atômico de 2, o que significa que todos os átomos de hélio contêm dois prótons, enquanto o oxigênio tem um número atômico de 8, o que implica que todos os átomos de oxigênio contêm oito prótons.

Mas por que isso é importante? Bom, porque o número de prótons determina como os elementos se comportam em reações químicas. Ou seja, elementos com números atômicos parecidos tendem a ter propriedades químicas parecidas também. 

Por isso, os cientistas criaram uma tabela que organiza os elementos de acordo com seus números atômicos e suas propriedades. Essa tabela é chamada de tabela periódica

Além dos prótons, os elementos também têm nêutrons no seu núcleo. Os nêutrons são partículas neutras, que não têm carga elétrica. O número de nêutrons pode variar em um mesmo elemento, mas não afeta muito as suas propriedades químicas. O que o número de nêutrons afeta é a massa do átomo, que é a soma dos prótons e dos nêutrons. 

O número de massa de um átomo é representado pelo número sobrescrito à esquerda do símbolo do elemento. Por exemplo, o carbono tem seis prótons e seis nêutrons, então seu número de massa é 12. O oxigênio tem oito prótons e oito nêutrons, então seu número de massa é 16. A massa do átomo é medida em uma unidade chamada dálton.

Para resumir, podemos escrever o símbolo de um elemento com o seu número atômico subscrito à esquerda e o seu número de massa sobrescrito à esquerda. Por exemplo, hidrogênio, carbono e oxigênio podem ser escritos como:

Espero que vocês tenham gostado dessa explicação. Se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixem nos comentários. Até a próxima!

#italoabs @prof.italoabs

Comentários