Olá, pessoal! Hoje eu quero falar como os organismos extraem energia e matéria-prima do meio ambiente.
Vocês sabiam que tudo o que comemos e respiramos é transformado em energia e estruturas que nos permitem viver e realizar diversas atividades?
Pois é, isso acontece graças às reações bioquímicas que ocorrem nas nossas células. Vamos entender melhor como isso funciona.
Quando ingerimos alimentos, eles são digeridos e absorvidos pelo nosso organismo. Os nutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, são formados por moléculas grandes e complexas, que precisam ser quebradas em unidades menores para serem aproveitadas pelas células.
Esse processo de quebra libera energia, que é armazenada em moléculas especiais chamadas de ATP (adenosina trifosfato). O ATP é como uma bateria recarregável, que pode ser usada para fazer vários tipos de trabalho celular.
Um desses trabalhos é o mecânico, que envolve o movimento de moléculas, células ou tecidos dentro ou fora do organismo. Por exemplo, quando contraímos os músculos para andar, correr ou levantar um objeto, estamos usando a energia do ATP para gerar força e movimento.
Outro trabalho é o bioquímico, que consiste na síntese de novas moléculas e estruturas a partir das unidades químicas menores. Por exemplo, quando armazenamos gordura no nosso corpo, estamos usando a energia do ATP para juntar as moléculas de glicerol e ácidos graxos em triglicerídeos.
Um terceiro trabalho é o elétrico, que é fundamental para o funcionamento do sistema nervoso. As células nervosas usam a energia do ATP para gerar impulsos elétricos que transmitem informações entre o cérebro e o resto do corpo.
Todas essas reações bioquímicas que acontecem nas células são interligadas e reguladas por enzimas, que são proteínas que aceleram ou diminuem a velocidade das reações. As enzimas garantem que as reações ocorram na hora certa, no lugar certo e na quantidade certa. Quando há algum desequilíbrio ou falha nesse sistema, pode ocorrer doenças ou disfunções no organismo.
Espero que vocês tenham gostado de aprender um pouco mais sobre como os organismos extraem energia e matéria-prima do meio ambiente. Se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixem nos comentários. Até a próxima!
#italoabs @prof.italoabs
Comentários
Postar um comentário