Olá, pessoal! Hoje eu vou falar um pouco sobre as menores unidades da matéria. Vocês sabiam que os átomos são formados por três tipos de partículas? Pois é, eles têm um núcleo bem pequeno e pesado, onde ficam os prótons e os nêutrons, e uma nuvem de elétrons que gira em volta dele.
Os prótons têm carga positiva, os elétrons têm carga negativa e os nêutrons não têm carga nenhuma. Cada átomo é composto por um núcleo denso e carregado positivamente, ao redor do qual um ou mais elétrons de carga negativa se movem, os neutrons de carga nula ficam no núcleo para evitar a repulsão dos protons, já que cargas iguais se repelem.
A massa de um próton é usada como uma unidade-padrão de medida chamada de "dálton" (Da), em homenagem ao químico inglês John Dalton. Um único próton ou nêutron tem uma massa aproximada de 1 dálton (Da), o que equivale a 1,7 × 10–24 gramas (0,0000000000000000000000017 g).
Os elétrons são muito menores em massa, com cada elétron pesando cerca de 9 × 10–28 gramas (0,0005 Da). Devido à sua insignificante massa em comparação com a dos prótons e nêutrons, geralmente ignoramos a contribuição dos elétrons quando fazemos medidas e cálculos de massa dos átomos.
No entanto, são os elétrons que determinam como os átomos se combinam com outros átomos, formando ligações estáveis.
Cada próton possui uma carga elétrica positiva definida como +1, enquanto cada elétron possui uma carga negativa equivalente de -1. Os nêutrons são eletricamente neutros, com uma carga igual a 0. Cargas opostas (+/-) se atraem, enquanto cargas iguais (+/+, -/-) se repelem.
De forma geral e na tabela periódica os átomos são eletricamente neutros porque possuem o mesmo número de elétrons e prótons. Mas se eles ganham ou perdem elétrons, eles ficam com carga elétrica e viram íons. Aí eles podem se atrair ou se repelir, dependendo da carga que eles têm.
Legal, né?
Se vocês quiserem saber mais sobre os átomos e como eles se comportam, fiquem ligados no meu blog :)
Espero que vocês tenham gostado um abraço do prof. Duvidas, criticas ou elogios comentem em baixo
#italoabs @prof.italoabs
Comentários
Postar um comentário