Olá, pessoal! Hoje eu vou falar um pouco sobre as macromoléculas, que são as moléculas grandes e complexas que formam a base da vida. Vocês sabem como elas são formadas e como elas se degradam? Vem comigo que eu vou explicar!
As macromoléculas são formadas por unidades menores chamadas de monômeros, que se ligam entre si por meio de reações de condensação. Essas reações também são conhecidas como reações de desidratação, porque elas envolvem a perda de uma molécula de água. Por exemplo, quando dois monômeros de glicose se ligam para formar um dissacarídeo, eles liberam uma molécula de água e formam uma ligação covalente chamada de ligação glicosídica. Esse processo pode se repetir várias vezes, formando cadeias longas de monômeros, que são os polímeros. Os polímeros podem ser de diferentes tipos, dependendo dos monômeros que os compõem e das ligações que os unem. Os principais tipos de polímeros biológicos são os carboidratos, as proteínas, os lipídios e os ácidos nucleicos.
Mas como os polímeros se degradam?
Bom, o contrário de uma reação de condensação é uma reação de hidrólise, que significa "rompimento pela água". Nesse tipo de reação, a água é usada para quebrar as ligações covalentes que mantêm os polímeros juntos. Por exemplo, quando um dissacarídeo é hidrolisado, ele se divide em dois monômeros de glicose e consome uma molécula de água.
A hidrólise também pode ocorrer em cadeias maiores de polímeros, resultando em fragmentos menores ou nos monômeros originais. A hidrólise é uma reação muito importante para o metabolismo dos organismos vivos, pois permite a liberação de energia e a reciclagem dos componentes das macromoléculas.
E aí, gostaram do post? Espero que tenham aprendido um pouco mais sobre as macromoléculas e suas reações. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixem nos comentários. Até a próxima!
#italoabs @prof.italoabs

Comentários
Postar um comentário