Olá, pessoal! Hoje eu quero falar com vocês sobre a biologia e a medicina. Vocês sabiam que a biologia é a base da prática médica?
Sim, é isso mesmo! A biologia nos ajuda a entender como os seres vivos funcionam, como eles se relacionam com o ambiente e como eles podem ficar doentes ou se curar. Neste post, eu vou explicar um pouco mais sobre como a biologia nos ajuda a combater as doenças e a melhorar a saúde das pessoas.
Desde os tempos antigos, as pessoas especulam sobre as causas das doenças e procuram métodos para combatê-las. Muito antes de as causas microbianas de muitas doenças serem conhecidas, reconhecia-se que as infecções poderiam ser passadas de uma pessoa para outra, e o isolamento das pessoas infectadas tem sido praticado desde quando os registros escritos se tornaram disponíveis.
Mas foi só no século XIX que os cientistas descobriram que muitas doenças eram causadas por microrganismos invisíveis aos olhos, como bactérias, vírus e fungos. Essa descoberta revolucionou a medicina e abriu caminho para o desenvolvimento de vacinas, antibióticos e outros tratamentos.
Mas nem todas as doenças são causadas por microrganismos. Algumas são genéticas, ou seja, são determinadas por variantes de genes nos nossos genomas que causam problemas específicos na forma como funcionamos.
Por exemplo, a fibrose cística é uma doença genética que afeta o funcionamento dos pulmões e do sistema digestivo. Outras doenças são influenciadas por fatores ambientais, como poluição, alimentação, estresse e hábitos de vida. Por exemplo, o diabetes tipo 2 é uma doença que afeta o metabolismo da glicose e pode ser prevenida ou controlada com uma dieta saudável e exercícios físicos.
Desenvolver tratamentos apropriados ou curas para as doenças depende da compreensão da origem, do princípio básico e dos efeitos dessas doenças, bem como entender as consequências de quaisquer mudanças que fazemos.
Por exemplo, o recente ressurgimento da tuberculose é o resultado da evolução da bactéria que é resistente aos antibióticos. Lidar com as futuras epidemias de tuberculose vai exigir a compreensão de aspectos de biologia molecular, fisiologia, ecologia microbiana e evolução – em outras palavras, muitos dos princípios gerais da biologia moderna.
Muitos dos organismos microbianos que são periodicamente epidêmicos nas populações humanas têm tempos de geração curtos e altas taxas de mutação. Por exemplo, precisamos de vacinas anuais para a gripe devido à alta taxa de evolução do influenzavírus, o agente causador da gripe.
Os princípios evolutivos nos ajudam a entender como os influenzavírus estão mudando e podem até nos ajudar a prever quais cepas do influenzavírus provavelmente levarão às futuras epidemias de gripe. Essa compreensão médica – que combina uma aplicação da biologia molecular, a teoria evolutiva e os princípios básicos da ecologia – permite aos pesquisadores desenvolverem vacinas mais eficazes e seguras.
Como vocês podem ver, a biologia é uma ciência fundamental para a medicina e para a saúde humana. Quanto mais conhecemos sobre os seres vivos, mais podemos prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que nos afetam.
Espero que vocês tenham gostado um abraço do prof. Duvidas, criticas ou elogios comentem em baixo
#italoabs @prof.italoabs
Comentários
Postar um comentário