olá pessoal! hoje vamos falar sobre a vida na Terra. Vocês sabiam que todos os organismos vivos que existem hoje compartilham similaridades e uma origem comum? Isso mesmo, desde as bactérias mais simples até os seres humanos mais complexos, todos nós somos parentes distantes e temos uma história evolutiva em comum.
Mas como podemos saber disso? Como podemos rastrear a origem da vida e as relações entre as diferentes formas de vida? Bem, existem várias evidências que nos ajudam a responder essas perguntas, e eu vou explicar algumas delas para vocês.
A primeira evidência é a bioquímica. Todos os organismos vivos são formados por moléculas orgânicas, como carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. Essas moléculas são compostas por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e outros elementos. Além disso, todos os organismos vivos usam o mesmo código genético para armazenar e transmitir suas informações hereditárias. O código genético é um conjunto de regras que determina como os ácidos nucleicos (DNA e RNA) são traduzidos em proteínas. As proteínas são as moléculas responsáveis por realizar as funções vitais dos organismos, como catalisar reações químicas, transportar substâncias, defender contra invasores, etc.
A segunda evidência é a morfologia. Todos os organismos vivos possuem uma estrutura celular básica, que consiste em uma membrana plasmática que envolve o citoplasma e o material genético. Dentro do citoplasma, existem diversas organelas que realizam funções específicas, como a mitocôndria, que produz energia, o ribossomo, que sintetiza proteínas, o lisossomo, que digere materiais, etc. Alguns organismos possuem uma estrutura celular mais complexa, com um núcleo que separa o material genético do restante do citoplasma e outras organelas exclusivas, como o cloroplasto, que realiza a fotossíntese. Esses organismos são chamados de eucariotos, enquanto os que possuem uma estrutura celular mais simples são chamados de procariotos.
A terceira evidência é a paleontologia. A paleontologia é a ciência que estuda os fósseis, que são restos ou impressões de organismos que viveram no passado. Os fósseis nos permitem reconstruir a história da vida na Terra e observar as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Por exemplo, podemos ver como os primeiros seres vivos eram muito simples e unicelulares, e como eles foram se diversificando e se tornando mais complexos e multicelulares. Podemos ver também como alguns grupos de organismos se extinguiram e deram lugar a outros grupos mais adaptados às condições ambientais. Podemos ver ainda como alguns organismos possuem características em comum que indicam uma ancestralidade compartilhada, como os ossos das patas dos vertebrados terrestres ou as penas das aves.
Essas são apenas algumas das evidências que nos mostram que todos os organismos vivos compartilham similaridades e uma origem comum. Existem muitas outras evidências que poderíamos discutir, mas eu vou deixar para outro post. Espero que vocês tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre a vida na Terra. Até a próxima!

Comentários
Postar um comentário