A Comunicação Das Formigas


As formigas se comunicam geralmente por feromônios, esses sinais de mensagens são mais desenvolvidos em algumas espécie de formigas do que em outras.

Como as formigas passam a vida em contato com o solo, elas deixam uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas. Quando uma obreira encontra comida ela deixa um rastro no caminho de volta para a colônia as trilhas bem sucedidas, são seguidas por mais formigas, e cada uma o reforça com mais feromônio (as formigas seguirão a rota mais fortemente marcada).

A casa é sempre localizada por pontos de referência deixados na área e pela posição do sol; os olhos compostos das formigas têm células especializadas que detectam luz polarizada, usados para determinar direção.

As formigas usam feromônio para outros propósitos também. Uma formiga esmagada emitirá um alarme de feromônio, o qual em alta concentração leva as formigas mais próximas a um furor de ataque; e, em baixa concentração, as atrai. Para confundir inimigos, várias espécies de formigas também usam feromônios que os fazem lutar entre eles mesmos.

 

Principais tipos de Comunicação

Feromônios de Alarme:

É altamente volátil, se dispersa no ar a uma distância relativamente grande (aproximadamente 60 cm) alertando as companheiras de algum perigo. Toda a colônia pode ser alertada em questão de segundos.

Feromônios de Recrutamento:

Este feromônio é depositado no solo, em forma de trilha, para informar às companheiras a presença de alimento.

Feromônios Territoriais:

São utilizados para marcar os territórios de uso exclusivo da colônia.

Reconhecimento Individua:

As formigas utilizam substâncias voláteis de diversas origens, sobretudo hidrocarbonetos, sobre o seu corpo como sinal de reconhecimento para os companheiros de ninho.

Comunicação Visual:

Nem todas as informações entre formigas se transmite com sistema de comunicação química. Algumas vezes essa comunicação também ocorre por mecanismos visuais. Por exemplo: a formiga do gênero Myrmecocystus realiza batalhas ritualizadas com operárias de ninhos vizinhos; cada formiga realiza uma dança na frente do inimigo, na qual eleva o abdome dando a aparência de um indivíduo maior. Através desta dança intimida o inimigo e recruta mais companheiras do seu ninho. A colônia que recrutar maior número de operárias para dançar é a ganhadora.

Comunicação Sonora:

O som também é utilizado pelas formigas para a comunicação. Ele é produzido quando uma formiga fricciona uma região específica do abdome com uma saliência cuticular presente nesta área. As formigas percebem o som graças a receptores especiais que se encontram em suas patas

Comunicação Táctil:

É frequente observar entre as operárias um contato boca a boca (trofalaxia) no qual ocorre a troca de alimento, precedido de um contato mútuo com as antenas. Com estes contatos uma formiga cede alimento a outra.

Feromônios Iniciadores:

Existem feromônios que ao serem detectados por um indivíduo, induzem um processo fisiológico que o transforma de algum modo. Em muitas espécies de formigas, a rainha os segrega para inibir o desenvolvimento dos ovários das operárias e dessa forma mantê-las estéreis.

Comentários