Nossa Casa Cósmica: Uma Introdução ao Sistema Solar

Olá, pessoal! Hoje eu quero falar com vocês sobre  a exploração do espaço. Vocês sabiam que os humanos observam o céu há milhares de anos, mas só começaram a entender o que realmente está lá fora há algumas centenas de anos? Pois é, a astronomia é uma ciência muito antiga, mas também muito atual, que está sempre nos surpreendendo com novas descobertas.

Neste post, eu vou dar uma geral sobre os principais objetos celestes que podemos ver no espaço, desde os mais próximos até os mais distantes. Vou falar também sobre o nosso Sistema Solar, que é a nossa casa cósmica, e sobre o tamanho e a escala dos planetas que o compõem. Espero que vocês gostem e se inspirem.

O que são objetos celestes?

Objetos celestes são todos os corpos que existem no espaço, como estrelas, planetas, luas, asteroides, cometas, nebulosas, galáxias e muito mais. Alguns deles são visíveis a olho nu, como o Sol, a Lua e alguns planetas. Outros só podem ser vistos com instrumentos especiais, como telescópios e sondas espaciais.

Os objetos celestes se diferenciam entre si por vários aspectos, como tamanho, forma, composição, temperatura, brilho e movimento. Eles também se agrupam em diferentes sistemas e estruturas, como o Sistema Solar, a Via Láctea e o Grupo Local.

O nosso Sistema Solar

O Sistema Solar é o conjunto de objetos celestes que orbitam o Sol, a estrela mais próxima de nós. Ele é formado por oito planetas principais: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Além disso, há pelo menos cinco planetas anões: Plutão, Ceres, Haumea, Makemake e Eris. E ainda há uma infinidade de corpos menores, como luas, asteroides, cometas e meteoroides.

O Sistema Solar tem cerca de 4,6 bilhões de anos e se originou de uma nuvem de gás e poeira que se contraiu sob a ação da gravidade. O Sol ocupa cerca de 99,8% da massa total do Sistema Solar e é responsável por fornecer energia e calor para os demais objetos.

O tamanho e a escala dos planetas do Sistema Solar

Os planetas do Sistema Solar se dividem em dois grupos: os planetas rochosos e os planetas gasosos. Os planetas rochosos são aqueles que têm uma superfície sólida e são menores em tamanho. Eles ficam na parte interna do Sistema Solar e são: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os planetas gasosos são aqueles que não têm uma superfície definida e são maiores em tamanho. Eles ficam na parte externa do Sistema Solar e são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


Para ter uma ideia da diferença de tamanho entre os planetas do Sistema Solar, vamos usar uma comparação simples. Imagine que o Sol fosse do tamanho de um
a bola de basquete
. Nessa escala:

- Mercúrio seria do tamanho de um grão de arroz.

- Vênus seria do tamanho de uma ervilha.

- A Terra seria do tamanho de uma uva.

- Marte seria do tamanho de uma cereja.

- Júpiter seria do tamanho de uma melancia.

- Saturno seria do tamanho de um abacaxi.

- Urano seria do tamanho de um coco.

- Netuno seria do tamanho de um mamão.

E esses são apenas os tamanhos dos planetas. Se quisermos incluir as distâncias entre eles e o Sol, teríamos que usar uma escala ainda maior. Por exemplo:

- A distância entre a Terra e o Sol seria de cerca de 15 metros.

- A distância entre Júpiter e o Sol seria de cerca de 78 metros.

- A distância entre Netuno e o Sol seria de cerca de 300 metros..

Se vocês quiserem saber mais sobre o espaço, eu recomendo que vocês visitem sites, livros e principalmente documentários sobre o tema. Há muita informação interessante e atualizada disponível na internet e em outras mídias. E, claro, não deixem de observar o céu sempre que puderem. Vocês podem se surpreender com o que vão ver!

Um abraço e até a próxima! 

#italoabs @prof.italoabs

Comentários