PRINCÍPIOS NORTEADORES DA COLEÇÃO
A Coleção está pautada em duas grandes metas: desenvolvi-
mento do corpo discente e valorização do trabalho docente. Para isso, a Coleção busca propiciar aos estudantes oportunidades nas quais eles possam entrar em contato com fenômenos e problemas que podem ser compreendidos e resolvidos se observados à luz do conhecimento científico, promovendo, assim, a reflexão sobre a natu- reza das Ciências, suas
particularidades, seus alcances
e seus limites. Em todos os livros da Coleção, incluindo este Manual do pro- fessor, a escolha e a elaboração de textos e de atividades, assim como a seleção de imagens, são cuidadosamente pensadas visando à formulação de estratégias para o alcance
dos resultados pedagó-
gicos esperados, com base no desenvolvimento de:
•
Competências e habilidades: observar livremente ou por mediação
de instrumentos; realizar pesquisa experimental ou de outra natureza; propor questões; formular hipóteses;
elaborar e discutir explicações; apresentar possíveis conclu-
sões para
desenvolver habilidades relacionadas a práticas, processos e procedimentos próprios das Ciências da Natureza.
•
Compreensão leitora: estimular a utilização de diversos gêneros
textuais e imagéticos como ferramentas para o
desenvolvimento das habilidades relacionadas à leitura e à escrita, oferecendo subsídios para as múltiplas possibilidades
de interpretação do mundo.
•
Aplicabilidade: conhecer e fazer uso de conceitos científi- cos básicos; valorizar, respeitar e aprimorar conhecimentos
adquiridos em experiências cotidianas, confrontando-os com os conceitos aprendidos na escola.
•
Atitudes individuais e coletivas: preservar, conservar e usar de maneira sustentável os recursos do planeta, valorizar inte- resses relacionados à saúde e colaborar para uma sociedade
mais inclusiva e igualitária.
A Coleção prioriza conteúdos com conceitos acessíveis aos es- tudantes dessa faixa etária,
procurando, assim, respeitar e estimular seu desenvolvimento cognitivo. Os assuntos e textos propostos procuram evidenciar a observação e a
análise de aspectos da rea- lidade de que a Ciência se ocupa, sem esquecer
conceitos centrais que poderão ser necessários em outros níveis de ensino.
O papel do professor e dos estudantes no contexto da Coleção
A prática docente
reflexiva oportuniza a transformação da rea-
lidade, por permitir que o processo de ensino se dê de uma forma intencional, respeitando o contexto da sala de aula e dos indivíduos que serão formados
cidadãos.
IV
Dewey definiu a [ação] reflexiva
como sendo uma [ação] que implica uma consideração [ativa], persistente e cuidadosa daquilo
em que se acredita ou que se pratica, à luz dos motivos que o
justificam e das consequências a que conduz. Segundo Dewey, a reflexão não consiste
num conjunto de passos ou procedimentos específicos a serem usados pelos professores. Pelo contrário, é uma maneira
de encarar e responder
aos problemas, uma
maneira de ser professor. A [ação] reflexiva também é um processo que implica mais do que a busca de
soluções lógicas e racionais para os problemas. A reflexão implica
intuição, emoção e paixão; não é, portanto, nenhum
conjunto de técnicas que possa ser empacotado e ensinado aos professores [...]. (ZEICHNER, 1993, p. 18)
Assim, o perfil do professor reflexivo caracteriza-se por aquele que
observa sua prática, analisa-a sob diferentes perspectivas e traça novos planos para o processo de ensino. Desse modo, entendemos nessa
Coleção que a reflexão é uma prática
importante e que o de- senvolvimento
do trabalho docente se dá na ação, no dia a dia da sala de aula,
na experimentação de novas estratégias e métodos. Neste contexto, as chamadas metodologias ativas ganham destaque.
[...] Na realidade atual,
a discussão
de tendências
mais adequadas e apropriadas aos processos de ensino e aprendizagem se apresenta
de extrema relevância, pois a prática
da sala de aula ainda é marcada, em sua
maioria, pela passividade do aluno [...]. Nesse sentido, as metodologias ativas
se apresentam como uma possível mudança, por meio de estratégias de ensino, que
buscam garantir uma maior participação do aluno em sala de aula, destacando a
sua liderança no seu processo de
aprendizagem, tendo o professor como mediador desse processo. Moran
(2018, p. 5) ressalta que “o papel principal do especialista ou docente é o
de orientador, tutor dos estudantes individualmente
ou nas atividades em grupo, nas quais os estudantes são sempre protagonistas”. [...] (AUGUSTINHO; VIEIRA, 2021, p. 41)
Elaborada de modo
a aplicar propostas pedagógicas que estimulem
o protagonismo do estudante, a Coleção considera o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas, importantes para a promoção de conhecimentos e resolução de problemas que circulam
dentro e fora da sala de aula,
indo além do currículo básico estabelecido, o que permite
ao estudante aprender com base nas vivências e não
somente nas referências. A Coleção valoriza, portanto, a perspectiva da
construção do conhecimento como uma responsabilidade tanto do professor quanto do estu- dante, reconhecendo e promovendo o protagonismo deste no seu processo
de aprendizagem.
Como a ciência não tem por objetivo apenas a
transmissão de fatos e habilidades e sim cultivar
a curiosidade e a criatividade, processos ativos de ensino de ciência devem ser elaborados pelos
professores para que os estudantes estejam
também ativamente envolvidos com o conhecimento científico (SCHOEREDER et
al., 2012). Aprender por meio de experiências práticas parece ser o caminho
mais natural e eficaz
para isso.
Comentários
Postar um comentário